domingo, 13 de maio de 2012

Maquiagem Teatral



A maquiagem é muito importante para reforçar o sentimento que se quer passar. Todos sabemos o quanto a maquiagem muda uma pessoa. Uma mulher maquiada pode mudar 60% da sua aparência, ela tem muito poder. Por que é tão importante usar maquiagem ? Porque ela causa muito efeito, chama bastante atenção, atrai o olhar da pessoa que está vendo, ela embeleza ou enfeia. Também ajuda o ator nas expressões, um contorno enfatiza ou suaviza os traços do rosto, e também ajuda na identificação do personagem, bem como sua realidade.
Conhecendo o Rosto

Antes de fazer qualquer maquiagem, precisa-se conhecer o rosto a ser trabalhado.


Maxilar - olhar o formato, calculando as áreas de maior espaço para pintar. O maxilar pode possuir vários formatos: triangular, quadrado ou circular.


Olhos - se são fundos, grandes ou pequenos, salientes ou saltados. Pintar de preferência, valorizando sua cor.


Testa - o tamanho varia de pessoa para pessoa, podendo ser funda, saliente, grande, pequena.


Bochecha - dependendo do tamanho, pode ser cheia, magra, e até mesmo flácida.




Dicas de maquiagem




Tonalidades - sempre observar a tonalidade de pele da pessoa. Ex. não usar verde escuro em peles negras. Não usar lilás ou rosa em pele branca.


Cores alegres - vermelho verde, amarelo.


Cores agressivas - preto, azul escuro, marrom, vermelho com preto.


Rosa - a cor rosa bem clara usada na pálpebra inferior, dá a impressão de olhos parados/mortos.


Cores claras/escuras - sempre começar pela cor mais clara. A cor escura pode cobrir o erro da clara, mas a cor clara não pode cobrir o erro da escura.


Calcular os espaços do rosto = marcar pontos assimétricos, depois traçar com pasta d’água branca, pintar com a própria tinta, e preencher o resto do traçado com preto.


Elaborar - quanto mais elaborada a maquiagem, melhor sua qualidade, e entendimento do público. Pode-se usar misturas de cores, formando motivos em degradê.


Olhos - nunca preencher totalmente ao redor dos olhos de preto, porque perde-se a intensidade do olhar, mas delimitar, acentuando sua profundidade.


Símbolos - faz parte da criatividade utilizar símbolos conhecidos nas definições de personagens, complementando assim suas características próprias. Criar maquiagens definitivas como: caveira, bandeira, animais, flores, etc...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sistema Nacional de Cultura

Ontem, 08 de maio de 2012, foi uma data histórica para o movimento cultural da cidade de Belém. Às 9h, no gabinete da prefeitura de Belém, foi assinado Acordo de Multicooperaçã o Federativo que integra o município de Belém ao Sistema Nacional de Cultura. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito (que mesmo não estando presente, deixou o documento assinado) e pelo Secretário representativo do Ministério da Cultura, Sr. Bernardo Novaes da Mata Machado. Na ocasião, alem de varios representantes de movimentos culturais de Belém, estavam presentes o chefe de gabinete, o diretor da regional norte do MinC., o Diretor da FUMBEL, o presidente da comissão de cultura da Câmara e o presidente da Câmara de Vereadores de Belém.
Em seguida, às 11h, foi entregue e protocolado na Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura.
Ressalto que o dia de hoje é fruto da articulação e mobilização dos movimentos artístico-culturais em parceria com a sociedade civil; que junto exerceram forte prssão junto aos poderes legislativo e executivo para concretizar este importante passo rumo a uma transformação do fazer artístico da cidade de Belém.
A Escola Tecnológica Anisio Teixeira representada pelo curso técnico em artes dramáticas está de parabéns pois fez parte desta luta história enviando uma carta de apoio ao projeto e participando ativamente do Forum Permanente de Teatro de Belém.